Museus com entrada gratuita aos domingos e feriados, em Lisboa (Parte 1/2)

Os museus e monumentos dependentes da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) podem ser visitados gratuitamente aos domingos e feriados até às 14h00 para todos os cidadãos residentes em território nacional. 

Conheça com os seus amigos e família os magníficos museus e monumentos na zona de Belém, Lisboa. Após a visita, não se esqueça de ir comer um saboroso Pastel de Belém. 

1)     Mosteiro dos Jerónimos

O Mosteiro dos Jerónimos (ou Real Mosteiro de Santa Maria de Belém) é uma obra-prima da arquitetura portuguesa fundado pelo rei D. Manuel I no início do século XVI, classificado como Monumento Nacional e inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO. 

A sua imponente fachada prolonga-se por cerca de trezentos metros, e é um verdadeiro representante do estilo manuelino pela profusão de elementos religiosos, náuticos erégios eternizados na pedra.

Endereço: Praça do Império 1400-206 Lisboa
Comboios: Estação de Belém
Autocarros urbanos: 727, 28, 729, 714 e 751
Elétricos: 15
Barco: Estação fluvial de Belém

2)     Museu Nacional de Arqueologia

O atual Museu Nacional de Arqueologia (MNA) foi fundado em 1893 pelo Doutor José Leite de Vasconcelos. É a principal instituição museológica e arqueológica nacional e uma das principais no âmbito europeu. O museu tem um notável acervo, distribuído por núcleos muito diversificados: arqueologia, etnografia, ourivesaria, numismática e medalhística, epigrafia pré-latina e latina, escultura, documentação escrita, mosaicos, antropologia física, etc., núcleos a que se acrescentam as notáveis “coleções comparativas” estrangeiras, arqueológicas e etnográficas, (com destaque particular para as do Antigo Egipto e da Casa Real portuguesa). 

Endereço:Edifício dos Jerónimos, Praça do Império 1400-206 Lisboa
Comboios: Linha de Cascais (Estação de Belém)
Autocarros urbanos: 714, 727, 728, 729, 751 (Carris) 113, 149 (Vimeca)
Eléctricos: 15 
Barco: Estação Fluvial de Belém

3)     Museu Nacional dos Coches

O Museu Nacional dos Coches reúne uma coleção única no mundo de 70 viaturas de gala e de passeio dos Séculos XVI a XIX, na sua maioria provenientes da Casa Real Portuguesa a que se acrescentaram veículos vindos dos bens da Igreja e de coleções particulares. Para além da coleção de viaturas hipomóveis, o Museu detém ainda um conjunto de peças que foram utilizadas no serviço das viaturas e cortejos de gala e outras ligadas à arte da cavalaria e aos jogos equestres assim como uma coleção de retratos da Família Real portuguesa. O Antigo Picadeiro é um núcleo expositivo visitável com coches e berlindas, galeria de pintura da família real e um conjunto de acessórios de cavalaria.

Endereço:Avenida da Índia nº 136, 1300-300 Lisboa
Comboios: Linha de Cascais (estação de Belém)
Autocarros urbanos: 28, 714, 727, 729, 751
Eléctricos: 15 
Barco: Estação Fluvial de Belém

4)     Museu Nacional de Etnologia

O Museu Nacional de Etnologia reúne objetos oriundos de diversas partes do Mundo. Na exposição permanente, “O museu, muitas coisas”, destacam-se: o teatro de sombras de Bali; as bonecas do sudoeste de Angola; as tampas de panelas com provérbios de Cabinda; máscaras e marionetas do Mali; instrumentos musicais populares Portugueses; as talas de Rio de Onor e a escultura de Franklim. 

Endereço:Avenida da Ilha da Madeira 1400-203 Lisboa
Comboios: Linha de Cascais (estação de Belém) 
Autocarros urbanos: 28, 714 e 732 (Carris) , 113, 144 (Lisboa Transportes). Autocarro turístico: partida de Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos.

5)     Museu de Arte Popular

O Museu de Arte Popular apresenta um significativo conjunto de composições murais, caracterizando as diversas regiões do País, autênticos ensaios de pintura modernista que retratam o povo tanto na faina do quotidiano como nas festas e romarias de raiz popular.
À relevância patrimonial e histórica do conjunto arquitetónico, acresce a importância do acervo recolhido desde 1935, durante as Exposições Universais e durante as diversas iniciativas promovidas pelo Estado Novo na década de 1930.

Endereço:Avenida de Brasília. 1400-038 Lisboa
Autocarros urbanos: 714, 727, 28, 751, 729. Autocarros da Linha de Sintra 113, 149
Elétricos: 15
Barco: Estação fluvial de Belém

6)     Torre de Belém

A Torre de Belém (ou Torre de S. Vicente a par de Belém), inscrita na lista do Património Mundial da UNESCO, foi construída estrategicamente na margem norte do rio Tejo entre 1514 e 1520, sob orientação de Francisco de Arruda, em homenagem ao Santo Patrono de Lisboa, S. Vicente. A Torre de Belém é uma das jóias da arquitetura do reinado de D. Manuel I, fazia parte de um sistema de defesa tripartida entre o baluarte de Cascais e a fortaleza de S. Sebastião da Caparica, na margem oposta do rio. A decoração da Torre ostenta a simbologia própria do manuelino – cordas que envolvem o edifício rematando em elegantes nós, esferas armilares, cruzes da Ordem Militar de Cristo e elementos naturalistas.

Endereço: Torre de Belém 1400-206 Lisboa
Comboios: Estação de Belém
Autocarros urbanos: 727, 28, 729, 714, 751
Elétricos: 15
Barco: Estação fluvial de Belém

7)     Palácio Nacional da Ajuda

O Palácio Nacional da Ajuda, antigo palácio real e monumento nacional, é um edifício neoclássico da primeira metade do século XIX. Foi residência oficial da família real portuguesa e de uma forma continuada a partir do reinado de D. Luís I (1861-1889) ao final da Monarquia, em 1910.
É o único palácio visitável em Lisboa que ainda conserva, de um modo fidedigno, a disposição e decoração das salas ao gosto do séc. XIX, nomeadamente os aposentos dos monarcas e a sala de trono.
O Palácio integra importantes coleções de artes decorativas dos séculos XVIII e XIX: ourivesaria, tapeçaria, mobiliário, vidro e cerâmica, bem como coleções de pintura, gravura, escultura e fotografia.

Endereço:Palácio Nacional da Ajuda, Lg. da Ajuda – 1349-021 Lisboa
Comboios: CP (linha do Estoril): estação de Belém.
Autocarros urbanos: Carris: 18; 729; 732; 742; 60.
Barco: Estação fluvial de Belém

Para mais informações consulte: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/
Crédito fotografias: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/

Conheça outros museus e monumentos que pode visitar gratuitamente em Lisboa aos domingos e feriados aqui.