Desafio | Explore o bem

There is Power in Kindness
There is Power in Kindness

Os últimos 10 meses têm sido desafiantes para todos nós, não há como negar. Este novo confinamento parece que exige mais de nós em termos psicológicos, porque estamos cansados, exaustos, zangados, ansiosos com a incerteza do presente e do futuro, e tantas outras emoções. 

Brooke Jones, da Fundação Random Acts of Kindness, propõe um desafio interessante, que partilhamos convosco. Este desafioconsiste em pegar em qualquer emoção ou pensamento negativo e reformular noutra coisa. E depois tomar uma ação positiva.

Este exercício é fantástico para o bem-estar da nossa saúde mental e fica a esperança de que possa criar algum conforto durante estes tempos desafiantes. 

Partilhamos aqui uma lista como exemplo inspirador para criarem a vossa. Ao lerem a mesma, lembrem-se que somos de origens diferentes, vivemos experiências diferentes e, por isso, a vida tem que ser vista através de várias lentes. 

Faça a sua lista e vá preenchendo as colunas. É natural que, durante algum tempo, possa deixar coluna “Reformular” vazia. Com reflexão e tempo, irá conseguir preencher e depois decidir qual a sua ação positiva. 

Pode ler o post original da Brooke Jones, “Explore the Good”, aqui.

Tudo vai ficar bem, somos resilientes e estamos juntos neste caminho da vida!

Explore o bem e seja feliz 🙂

Dicas para organizar a Festa de Natal Virtual

Festa de Natal Virtual
Photo by Eugene Zhyvchik on Unsplash

O Natal é uma época especial, onde nos reunimos com os amigos e colegas de trabalho e com a nossa família de sangue e coração à volta de uma mesa. 

Contudo neste ano atípico, é nos pedido comportamentos responsáveis para evitar uma nova vaga de infeções de Covid-19 depois desta época festiva. 

Isto leva-nos a repensar a forma de celebrar o natal. Como podemos manter o espirito de família, esperança, alegria e boa disposição à volta da mesa com os pratos e doces típicos da época e à volta da árvore de natal à meia noite. 

É nos recomendado pela Direção Geral de Saúde limitar as celebrações do agregado familiar com quem habitamos e não mudar de agregados durante a quadra festiva. 

Para minimizar as saudades e a distância dos restantes membros, e garantir a segurança e bem estar de todos temos um grande aliado. A nova tecnologia, que nos junta numa Festa de Natal Virtual, através do computador ou telefone. 

Eis algumas dicas para organizar uma Festa de Natal Virtual divertida com a família e amigos!

  • Criar um cenário bonito e festivo em casa, com decorações de natal feitas pelos próprios ou compradas. Fazer um concurso para escolher o cenário mais bonito;
  • Os membros tem que se apresentar com um dress code festivo. Podem usar, por exemplo, chapéu de natal, camisolas de natal, orelhas de rena, fato de pai natal ou mãe natal. Fazer um concurso para escolher a indumentária mais criativa; 
  • Partilhar as refeições em conjunto e fazer um brinde à distancia através das plataformas digitais (Microsoft Teams, Zoom, Skype). Podem partilhar o que cada um cozinhou e mostrar a mesa decorada;
  • Organizar uma troca de prendas utilizando um organizador online gratuito, por ex., Santa Secret. Cada membro tem que “comprar” uma prenda virtual para dar ao seu amigo oculto. Basta procurar uma imagem da prenda e mostrar no ecrã ou partilhar através do chat; 
  • Como entretenimento podem partilhar as histórias mais divertidas e embaraçosas de outros encontros, as piores e melhores prendas que já receberam, contar anedotas, cantarem juntos;
  • Fazer jogos virtuais (por ex. HouseParty) ou os jogos tradicionais (jogo do stop, mímica, quiz de perguntas) onde todos podem participar;
  • Abrir os presentes à meia noite em conjunto, cada membro vai abrindo o seu presente e mostra aos outros.

A Equipa Welcome Here deseja-lhe umas boas festas!!

Continua a trabalhar fora de casa? Conheça as recomendações da Ordem dos Psicólogos

Trabalhar fora de casa
Cuide se si enquanto trabalha fora de casa

A pandemia Covid-19 alterou as nossas vidas criando a necessidade de criar estratégias de adaptação, organizar novas rotinas laborais e pessoais e lidar com múltiplas fontes de pressão. 

Os profissionais que continuem a desempenhar as suas funções no local de trabalho habitual estão em risco de contágio e esta situação cria um nível elevado de stresse diário. Isto porque para além das suas responsabilidades, têm que cumprir todas as medidas de proteção e manter uma atitude profissional perante as necessidades e exigências dos seus clientes. Em simultâneo, continuam a ter que gerir as suas vidas pessoais fora do local de trabalho, gerir as incertezas sobre o que se passa na sua casa e a preocupação com o bem estar dos seus familiares. 

É normal e expectável que esta situação tenha impacto na saúde física e psicológica de cada um. É normal que se sinta ansioso, com medo, preocupado, exausto, culpado ou incapaz. Que se sinta vulnerável, injustiçado e zangado com todos os que não cumprem as medidas de isolamento. 

Estamos perante uma situação que ainda irá durar algum tempo por isso é importante que cumpra todas as medidas de proteção de que cuida de si. Conheça as recomendações da Ordem dos Psicólogos

Cumpra todas as medidas de proteção

  • Conheça e respeite o plano de contingênciada organização na qual trabalha. 
  • Mantenha-se informado e atualizadosobre as orientações emitidas pelas autoridades públicas de saúde (https://covid19estamoson.gov.pt)
  • Garanta que cumpre rigorosamente todas as medidas de higiene, etiqueta respiratória e distanciamento físico
  • Monitorize ativamente sintomas e sinais de alerta. Em caso de duvida contacte a linha SNS24 e iniciar de imediato o isolamento. 

Cuide de si

  • Aceite que além de ser um profissional é uma pessoa, com receios e ansiedade normais face a esta situação. Que pode sentir inveja daqueles que podem ficar em casa. E que se pode sentir culpado por colocar a sua família em risco. 
  • Aceite que apesar de continuar no seu local de trabalho habitual, as exigências são maiores agora. É necessário adaptar-se a novas regras, gerir os seus sentimentos e reorganizar a sua vida pessoal e familiar. Qualquer erro cometido neste período de adaptação, dificuldade de concentração ou diminuição da produtividade não é incompetência ou inferioridade.
  • Concentre-se naquilo que pode controlar. E o que pode controlar é o seu comportamento (e não o dos outros). Cumpra todas as medidas de proteção e procure organizar a sua vida profissional e pessoal da melhor forma possível.
  • Confie em si e nas suas capacidades para lidar com situações difíceis. Lembre-se das estratégias benéficas que usou quando enfrentou outras situações adversas no passado. 
  • Mantenha as suas rotinas de pausa e descanso, uma alimentação saudável e algum exercício físico. Na sua vida pessoal procure também respeitar as rotinas habituais.
  • Mantenha contactos sociais, com colegas de trabalho com quem possa partilhar a sua experiencia da situação, mas também com os seus familiares e amigos.
  • Desligue do trabalho. Quando chegar a casa dedique-se à sua família, aos seus interesses e atividades que lhe dão prazer (ou permita-se não fazer nada).
  • Esteja atento a cargas e ritmos de trabalho desadequados. Não aceite uma carga de trabalho maior do que aquela que consegue suportar, nem um ritmo que não consegue acompanhar. Situações de sobrecarga aumentam o risco de acidentes de trabalho e de burnout. 
  • Identifique e reconheça sinais de alerta para a sua Saúde Psicológica. Se sente níveis demasiado elevados de stresse ou ansiedade e fadiga intensas; se aumentou o seu consumo de álcool; se está muito irritável e de mau humor; se houve um aumento de problemas no seu relacionamento com colegas; se não consegue relaxar e concentrar-se; se tem dificuldade em adormecer/dormir ou alterações significativas de apetite peça ajuda e fale com um Psicólogo.
  • Sinta orgulho em si e saiba que muitos outros também sentem orgulho em si e em todos aqueles que se mantem a trabalhar fora de casa em prol do bem comum.
  • Mantenha uma atitude positiva e confiante. Os profissionais e as autoridades de saúde estão a fazer tudo o que podem para conter o vírus e responder às pessoas que estão doentes. Esta situação é apenas temporária e dela também podem nascer coisas positivas.
  • Projete-se no futuro e pense como se vai sentir quando tudo isto acabar: as aprendizagens que terá́ feito, a capacidade de adaptação que terá́ demonstrado, as competências que desenvolveu.

Se tiver em teletrabalho conheça as recomendações da Ordem dos Psicólogos no seguinte artigo.

Está em teletrabalho? Conheça as recomendações da Ordem dos Psicólogos


Muitas pessoas começaram a trabalhar a partir de casa como parte da resposta à pandemia. Esta situação trouxe consigo desafios às organizações, aos colaboradores e às suas famílias. A fronteira entre a vida profissional e pessoal/familiar, que contribui para o nosso bem-estar e saúde psicológica, pode esbater-se e criar um conjunto de dificuldades. 

No sentido de facilitar a adaptação às novas rotinas de teletrabalho, a Ordem dos Psicólogos, sugere um conjunto de recomendações:

  • Reconheça as dificuldades de adaptação ao regime de teletrabalho. Para um grande número de pessoas esta é uma experiencia nova que necessita de um período de adaptação. Há que também considerar que o teletrabalho implica misturar o espaço de trabalho com o espaço pessoal e de lazer, de estar longe das dinâmicas sociais e laborais e também gerir, em simultâneo, dinâmicas famílias não usuais. 
  • Saiba que é natural sentir-se stressado, cansado, frustrado e sobrecarregado. Confie na sua capacidade para lidar e ultrapassar esses sentimentos. Procure lembrar-se de situações no passado em que tal aconteceu. O autocuidado e o humor podem ser boas estratégias para enfrentar esta situação com resiliência. 
  • Aceite e compreenda que a produtividade em regime de teletrabalho não é igual à produtividade em regime presencial. Seja flexível e aceite que o trabalho será mais centrado em objetivos do que em horas efetivas de trabalho. Considerando as suas circunstâncias, a adaptação e reorganização das rotinas pessoais e familiares, pode fazer com que o trabalho possa não ser feito dentro dos horários habituais. 
  • Define o seu espaço de trabalho.Escolha um espaço confortável em casa para trabalhar – um escritório ou uma secretária numa divisão da casa que lhe permita estar mais distante possível de ruídos ou atividades domésticas. Personalize o seu espaço e assegure que nele tem tudo o que necessita para trabalhar. 
  • Respeite as regras de ergonomia.Mantenha o monitor a uma distância entre 45 e 70 cm e à altura dos seus olhos. Evite olhar para o computador mais de 2 horas seguidas, descanse a vista olhando pela janela ou para outros objetos distantes. Mantenha ambos os pés no chão e utilize as costas da cadeira para manter uma postura direita e apoiada, deste modo está a contribuir para uma correta distribuição do peso, circulação sanguínea e relaxamento muscular. 
  • Procure minimizar as distrações e interrupções. Em conjunto com os membros da família estabeleça horários para trabalho, descanso e lazer. Estabeleçam regras e coordenem as tarefas e responsabilidades. 
  • Estabeleça e cumpra objetivos e limites.Defina um horário de trabalho concreto e objetivos diários de realização de tarefas. Procure respeitar o horário definido e desligue o computador quando terminar a jornada de trabalho. Partilhe e negoceie os horários e objetivos com os colegas de trabalho e com a família. 
  • Planeie um ritual simples para começar e terminar o seu dia de trabalho.Isto irá ajudar a marcar o inicio e o fim do dia de trabalho. Por exemplo, 10 minutos de escrita no diário do isolamento enquanto bebe uma chávena de café/chá ou fazer uma videochamada breve com um colega ou amigo para partilhar o plano do dia/noite. 
  • Reorganize as suas tarefas.De modo a conciliar as exigências da vida pessoal/familiar e do teletrabalho, defina e negoceie, em conjunto com os superiores hierárquicos e colegas, aquelas que são as tarefas prioritárias e o horários. Deixe as tarefas que necessitem de maior concentração para períodos do dia em que a probabilidade de ser interrompido é menor. 
  • Valoriza o trabalho em equipa.Se trabalha em equipa, defina com os colegas um plano de comunicação onde consta as formas de comunicação e a frequência. Partilhem experiências e dificuldades, apoiando-se mutuamente. 
  • Não se isole, reforce o contacto com colegas. Combinem um café ou almoço à distância. Continue a alimentar momentos informais com os colegas, transferindo para o ambiente online as dinâmicas normais do seu local de trabalho. 
  • Valorize o seu trabalho.Tire alguns minutos, todos os dias, para refletir sobre a natureza do seu trabalho, o seu contributo, no quanto é importante para si, para a empresa e para a sociedade que continue a trabalhar. 
  • Movimente-se, faça exercício físico e uma alimentação saudável. Faça pequenas pausas para se levantar e andar um pouco durante a jornada de trabalho. Procure manter uma rotina de exercício físico, fazer escolhas alimentares saudáveis e respeitar os horários das refeições. 
  • Respeite os momentos de pausa e a necessidade de autocuidado.Crie e cumpra pequenas pausas ao longo do dia e momentos para relaxar, livres de informação, para que possa recarregar a sua energia. 

Os nossos apartamentos Welcome Here estão localizados num empreendimento calmo e tranquilo com uma vista agradável proporcionando um ambiente de trabalho igualmente agradável para quem está em teletrabalho.

Conheça os nossos apartamentos no seguinte link e peça uma proposta para uma estadia de médio prazo. 

Informação útil sobre os transportes públicos

Os transportes preferenciais para chegar aos apartamentos Welcome Here no Parque das Nações Norte são o carro próprio, táxi ou autocarro. 

  • Autocarro

Se utilizar o autocarrotem na Via do Oriente uma paragem com duas carreiras da empresa Carris, 708 e 26b.

O autocarro Nº 708 faz o seu trajeto entre Sacavém e Martim Moniz e o autocarro Nº 26b faz o seu trajeto entre o Parque das Nações Norte e o Parque das Nações Sul. 

Pode consultar os horários e o percurso detalhado na página da Carris (708 e 26b). 

Carreira 708 (Crédito foto www.lisboa.pt)
  • Metro

As estações de Metro mais próximos dos apartamentos são Moscavide (2km) e Oriente (3km), ambas as estações pertencem à linha vermelha. Esta linha é a que tem ligação à estação do Aeroporto de Lisboa. 

O autocarro da Carris 26b tem paragem junto do Metro de Moscavide; e os autocarros 708 e 26b têm paragem junto do Metro do Oriente.

Diagrama do Metro de Lisboa
Diagrama do Metro de Lisboa (Crédito foto www.metrolisboa.pt)
  • Portal VIVA

No website do Portal VIVA pode obter informação detalhada sobre os títulos de transportes públicos na região de Lisboa, nomeadamente, onde adquirir, como funcionam e os preços.

É necessário adquirir um cartão eletrónico carregável para circular nos transportes públicos. Tem ao dispor 2 tipos de cartões:

VIVA Viagem – Este cartão é para uso ocasional sendo ideal para os utilizados menos frequentes. Pode carregar o cartão com os títulos de transporte bilhete único de viagem, bilhete 24 horas, bilhetes pré-comprados e tarifa zapping;
Lisboa VIVA – Este cartão é personalizado e é ideal para quem utiliza frequentemente o transporte público. Pode carregar o cartão com os títulos de transporte passes e zapping. 

Cartão eletrónico (Crédito foto www.radioregional.pt)

Museus com entrada gratuita aos domingos e feriados, em Lisboa (Parte 2/2)

Os museus e monumentos em Lisboa dependentes da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) podem ser visitados gratuitamente aos domingos e feriados até às 14h00 para todos os cidadãos residentes em território nacional. 

Aproveite para visitar estes locais com a sua família e amigos: 

1)     Museu Nacional de Arte Antiga

Criado em 1884, o Museu Nacional de Arte Antiga, foi instalado em 1884 no Palácio dos Condes de Alvor, Santos, donde tem uma vista esplendida sobre o Rio Tejo e o porto de Lisboa.
As coleções do Museu incluem pintura portuguesa, pintura europeia, iluminura, escultura, ourivesaria, mobiliário, cerâmica, arte da expansão, têxteis, vidros, e desenhos e gravuras. Este museu alberga a mais completa coleção pública de Portugal composta por obras desde a Idade Média até ao século XIX.

Endereço:Rua das Janelas Verdes 1249-017 Lisboa
Autocarros urbanos: 713, 714, 727 (paragem na Rua das Janelas Verdes); 28, 760, 732 (paragem na Av. 24 de Julho) 
Elétricos: 15E, 18E (paragem na Av. 24 de Julho) 25E (paragem no Largo de Santos) 

2)     Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves

A Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves é um espaço museológico onde se expõe o acervo reunido pelo médico colecionador António Anastácio Gonçalves. O vasto conjunto de obras de arte é comporto por três grandes núcleos: pintura portuguesa dos séculos XIX e XX, porcelana chinesa e mobiliário português e estrangeiro. Também estão expostos nesta casa núcleos de ourivesaria civil e sacra, pintura europeia, escultura portuguesa, cerâmica europeia, têxteis, numismática, medalhística, vidros e relógios de bolso de fabrico suíço e francês e parte significativa do espólio do pintor Silva Porto. 

Endereço: Avenida 5 de Outubro, 6-8 1050-055 Lisboa
Autocarros urbanos: 21, 49, 83, 90, 701, 720, 727, 732, 738, 745
Metro: Saldanha e Picoas(linha amarela)

3)     Museu Nacional do Traje

O Museu Nacional do Traje, inaugurado em 1977, está instalado no Palácio Angeja-Palmela, numa antiga quinta de recreio lisboeta e o seu jardim – o parque botânico do monteiro-mor. Este museu reúne uma coleção de indumentária histórica desde o séc. XVIII até à atualidade, que apresenta ao público numa exposição permanente que se caracteriza pela rotação das peças dos diversos períodos históricos e estilos ou tendências.

Endereço:Largo Júlio de Castilho – Lumiar 1600-483 Lisboa
Autocarros urbanos: Nºs 703, 736, 796 
Metro: Lumiar (fica a cerca de 5min a pé, linha amarela) 

4)     Museu Nacional do Teatro e da Dança

O Museu Nacional do Teatro, oficialmente criado em 1982, designado Museu Nacional do Teatro e da Dança desde janeiro de 2015, encontra-se instalado no Palácio do Monteiro-Mor, situado no Parque homónimo, um edifício do século XVIII, adquirido pelo Estado Português. As coleções do museu foram constituídas tendo em atenção os objetos, materiais e documentos úteis ao conhecimento da prática teatral, úteis à própria prática teatral e úteis ao conhecimento de certos aspetos da prática teatral e incluem trajos de cena, fotografias, postais ilustrados, cenografia, figurinos, desenhos, retratos e caricaturas, cartazes, programas e bilhetes, música e teatros de papel.

Endereço: Estrada do Lumiar, 10 1600-495 Lisboa
Autocarros urbanos: 703 
Metro: Lumiar (linha amarela) 

5)     Museu Nacional da Música

O Museu Nacional da Música possui uma das mais ricas coleções da Europa de instrumentos musicais dos séculos XVI a XX, de tradição erudita e popular. Além de instrumentos, o Museu integra ainda vários espólios documentais e coleções fonográficas e iconográficas.
Destacam-se instrumentos manufaturados em Portugal, como o cravo de Joaquim José Antunes (1758), os violinos e violoncelos de Joaquim J. Galrão, as guitarras de D. J. Araújo e as flautas da família Haupt.

Endereço:Estação do Metropolitano Alto dos Moinhos
Autocarros urbanos: 768 e 54 
Metro: Alto dos Moinhos (Linha azul)

6)     Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

O Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado possui uma coleção de Arte Portuguesa de 1850 à atualidade que inclui pintura, escultura, desenho, vídeo, fotografia e instalação. Columbano Bordallo Pinheiro, José Malhoa, Amadeo de Souza-Cardoso, Sousa Lopes Mário Eloy, Almada Negreiros, Fernando Lanhas, Joaquim Rodrigo, Lourdes Castro, Helena Almeida, Ângela Ferreira ou João Pedro Vale são apenas alguns dos nomes representados nesta coleção. 

Endereço:Rua Serpa Pinto, 4 – 1200-444 Lisboa
Autocarros urbanos: 58 e 100 
Elétricos: 28
Metro: Baixa-Chiado (linha azul/verde)

7)     Museu Nacional do Azulejo

A coleção do Museu Nacional do Azulejo encontra-se instalado no antigo Convento da Madre de Deus, fundado em 1509 pela rainha D. Leonor.A coleção abrange a produção azulejar da segunda metade do século XV até à atualidade. Além do azulejo, a coleção integra peças de cerâmica, porcelana e faiança dos séculos XIX a XX. No início da exposição permanente encontra-se um pequeno núcleo que ilustra os materiais e técnicas de manufatura do azulejo. 

Endereço:Rua Madre de Deus, 4 – 1900-312 Lisboa
Autocarros urbanos: 718, 742, 794, 28 e 759
Metro: Santa Apolónia (a 20 min a pé, linha azul) com ligação de autocarros

8)     Panteão Nacional

O Panteão Nacional, classificado como Monumento Nacional, está situado na zona histórica de Santa Clara, ocupa o edifício originalmente destinado para igreja de Santa Engrácia, acolhendo os túmulos de grandes vultos da história portuguesa. Foi fundado na 2ª metade do século XVI, embora nunca chegasse a abrir ao culto, conserva, sob a cúpula moderna, o espaço majestoso da nave, com uma decoração de mármores coloridos, característica da arquitetura barroca portuguesa. Elemento referencial no perfil da cidade e oferecendo pontos de vista privilegiados sobre a zona histórica da cidade e sobre o rio Tejo. 

Endereço: Campo de Santa Clara 1100-471 Lisboa
Autocarros urbanos: 712, 728, 734, 735, 704, 745, 759, 781, 782
Elétricos: 28
Metro: Santa Apolónia (linha azul)

Para mais informações consulte: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/ 
Crédito fotografias: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/

Conheça outros museus e monumentos que pode visitar gratuitamente em Belém, Lisboa aos domingos e feriados aqui.

Museus com entrada gratuita aos domingos e feriados, em Lisboa (Parte 1/2)

Os museus e monumentos dependentes da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) podem ser visitados gratuitamente aos domingos e feriados até às 14h00 para todos os cidadãos residentes em território nacional. 

Conheça com os seus amigos e família os magníficos museus e monumentos na zona de Belém, Lisboa. Após a visita, não se esqueça de ir comer um saboroso Pastel de Belém. 

1)     Mosteiro dos Jerónimos

O Mosteiro dos Jerónimos (ou Real Mosteiro de Santa Maria de Belém) é uma obra-prima da arquitetura portuguesa fundado pelo rei D. Manuel I no início do século XVI, classificado como Monumento Nacional e inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO. 

A sua imponente fachada prolonga-se por cerca de trezentos metros, e é um verdadeiro representante do estilo manuelino pela profusão de elementos religiosos, náuticos erégios eternizados na pedra.

Endereço: Praça do Império 1400-206 Lisboa
Comboios: Estação de Belém
Autocarros urbanos: 727, 28, 729, 714 e 751
Elétricos: 15
Barco: Estação fluvial de Belém

2)     Museu Nacional de Arqueologia

O atual Museu Nacional de Arqueologia (MNA) foi fundado em 1893 pelo Doutor José Leite de Vasconcelos. É a principal instituição museológica e arqueológica nacional e uma das principais no âmbito europeu. O museu tem um notável acervo, distribuído por núcleos muito diversificados: arqueologia, etnografia, ourivesaria, numismática e medalhística, epigrafia pré-latina e latina, escultura, documentação escrita, mosaicos, antropologia física, etc., núcleos a que se acrescentam as notáveis “coleções comparativas” estrangeiras, arqueológicas e etnográficas, (com destaque particular para as do Antigo Egipto e da Casa Real portuguesa). 

Endereço:Edifício dos Jerónimos, Praça do Império 1400-206 Lisboa
Comboios: Linha de Cascais (Estação de Belém)
Autocarros urbanos: 714, 727, 728, 729, 751 (Carris) 113, 149 (Vimeca)
Eléctricos: 15 
Barco: Estação Fluvial de Belém

3)     Museu Nacional dos Coches

O Museu Nacional dos Coches reúne uma coleção única no mundo de 70 viaturas de gala e de passeio dos Séculos XVI a XIX, na sua maioria provenientes da Casa Real Portuguesa a que se acrescentaram veículos vindos dos bens da Igreja e de coleções particulares. Para além da coleção de viaturas hipomóveis, o Museu detém ainda um conjunto de peças que foram utilizadas no serviço das viaturas e cortejos de gala e outras ligadas à arte da cavalaria e aos jogos equestres assim como uma coleção de retratos da Família Real portuguesa. O Antigo Picadeiro é um núcleo expositivo visitável com coches e berlindas, galeria de pintura da família real e um conjunto de acessórios de cavalaria.

Endereço:Avenida da Índia nº 136, 1300-300 Lisboa
Comboios: Linha de Cascais (estação de Belém)
Autocarros urbanos: 28, 714, 727, 729, 751
Eléctricos: 15 
Barco: Estação Fluvial de Belém

4)     Museu Nacional de Etnologia

O Museu Nacional de Etnologia reúne objetos oriundos de diversas partes do Mundo. Na exposição permanente, “O museu, muitas coisas”, destacam-se: o teatro de sombras de Bali; as bonecas do sudoeste de Angola; as tampas de panelas com provérbios de Cabinda; máscaras e marionetas do Mali; instrumentos musicais populares Portugueses; as talas de Rio de Onor e a escultura de Franklim. 

Endereço:Avenida da Ilha da Madeira 1400-203 Lisboa
Comboios: Linha de Cascais (estação de Belém) 
Autocarros urbanos: 28, 714 e 732 (Carris) , 113, 144 (Lisboa Transportes). Autocarro turístico: partida de Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos.

5)     Museu de Arte Popular

O Museu de Arte Popular apresenta um significativo conjunto de composições murais, caracterizando as diversas regiões do País, autênticos ensaios de pintura modernista que retratam o povo tanto na faina do quotidiano como nas festas e romarias de raiz popular.
À relevância patrimonial e histórica do conjunto arquitetónico, acresce a importância do acervo recolhido desde 1935, durante as Exposições Universais e durante as diversas iniciativas promovidas pelo Estado Novo na década de 1930.

Endereço:Avenida de Brasília. 1400-038 Lisboa
Autocarros urbanos: 714, 727, 28, 751, 729. Autocarros da Linha de Sintra 113, 149
Elétricos: 15
Barco: Estação fluvial de Belém

6)     Torre de Belém

A Torre de Belém (ou Torre de S. Vicente a par de Belém), inscrita na lista do Património Mundial da UNESCO, foi construída estrategicamente na margem norte do rio Tejo entre 1514 e 1520, sob orientação de Francisco de Arruda, em homenagem ao Santo Patrono de Lisboa, S. Vicente. A Torre de Belém é uma das jóias da arquitetura do reinado de D. Manuel I, fazia parte de um sistema de defesa tripartida entre o baluarte de Cascais e a fortaleza de S. Sebastião da Caparica, na margem oposta do rio. A decoração da Torre ostenta a simbologia própria do manuelino – cordas que envolvem o edifício rematando em elegantes nós, esferas armilares, cruzes da Ordem Militar de Cristo e elementos naturalistas.

Endereço: Torre de Belém 1400-206 Lisboa
Comboios: Estação de Belém
Autocarros urbanos: 727, 28, 729, 714, 751
Elétricos: 15
Barco: Estação fluvial de Belém

7)     Palácio Nacional da Ajuda

O Palácio Nacional da Ajuda, antigo palácio real e monumento nacional, é um edifício neoclássico da primeira metade do século XIX. Foi residência oficial da família real portuguesa e de uma forma continuada a partir do reinado de D. Luís I (1861-1889) ao final da Monarquia, em 1910.
É o único palácio visitável em Lisboa que ainda conserva, de um modo fidedigno, a disposição e decoração das salas ao gosto do séc. XIX, nomeadamente os aposentos dos monarcas e a sala de trono.
O Palácio integra importantes coleções de artes decorativas dos séculos XVIII e XIX: ourivesaria, tapeçaria, mobiliário, vidro e cerâmica, bem como coleções de pintura, gravura, escultura e fotografia.

Endereço:Palácio Nacional da Ajuda, Lg. da Ajuda – 1349-021 Lisboa
Comboios: CP (linha do Estoril): estação de Belém.
Autocarros urbanos: Carris: 18; 729; 732; 742; 60.
Barco: Estação fluvial de Belém

Para mais informações consulte: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/
Crédito fotografias: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/

Conheça outros museus e monumentos que pode visitar gratuitamente em Lisboa aos domingos e feriados aqui.

Selo Clean & Safe

Apartamento Believe Clean and Safe
Apartamento Freedom – Estabelecimento Clean & Safe

Atendendo ao atual contexto a Welcome Here frequentou as ações de formação desenvolvidas pelo Turismo de Portugal e pela ALEP – Associação de Alojamento Local em Portugal no âmbito do programa Estabelecimento Clean & Safe

Queremos que a sua estadia seja segura e inesquecível!

Por isso procuramos estar informados sobre as medidas corretas a adotar para reforçar a segurança e confiança dos nossos hóspedes e colaboradores.

Os nossos apartamentos têm o Selo Clean & Safe uma distinção criada pelo Turismo de Portugal. 

Assumimos o compromisso de implementar o protocolo interno de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, de modo a assegurar a higienização necessária para evitar riscos de contágio e também os procedimentos seguros para o funcionamento da nossa atividade. 

  • Todos os colaboradores receberam informação e/ou formação especifica sobre:
    • O protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19;
    • Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção incluindo os procedimentos de higienização das mãos, etiqueta respiratória e conduta social;
    • Como cumprir a auto monitorização diária para avaliação da febre, verificação da tosse ou dificuldade em respirar;
    • Como cumprir as orientações da DGS para limpeza de superfícies e tratamento de roupa;
  • É disponibilizado a todos os clientes informação sobre as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus e sobre o protocolo interno;
  • Esta definido o contacto de emergência do responsável por acionar os procedimentos em caso de suspeita de infeção;
  • Existe equipamentos de proteção individual (máscaras, gel desinfetante, luvas) em número suficiente para todos os colaboradores e disponível para venda aos clientes; 
  • Existe um dispensador de solução antissética de base alcoólica por apartamento;
  • É assegurada a limpeza e desinfeção dos apartamentos de acordo com o protocolo interno, garantindo o controlo e a prevenção de infeções e resistências aos antimicrobianos; 
  • É assegurada o tratamento da roupa de acordo com o protocolo interno;
  • É assegurada a descontaminação da área de isolamento sempre que haja casos positivos de infeção e reforço da limpeza e desinfeção sempre que haja doentes suspeitas de infeção.

Está seguro connosco. Respire fundo e desfrute.



WhatsApp WhatsApp us